Rolé Carioca de agosto faz um passeio virtual por Jacarepaguá
Texto gentilmente cedido por Fabio Barros para a AMAF
ROTEIRO VISITA PONTOS COMO A LAGOA DE JACAREPAGUÁ, O MUSEU BISPO DO ROSÁRIO E A IGREJA MATRIZ DE NOSSA SENHORA DO LORETO
Rio de Janeiro – Agosto 2021 – Percorrer sem sair de casa os principais pontos arquitetônicos que revelam a história de Jacarepaguá, quinto bairro mais populoso da cidade segundo o último Censo, é o que propõe o Rolé na Rede de agosto no passeio “Eu vou pra Jacarepaguá”. Programado para o próximo domingo, dia 29 de agosto, às 10h, será ao vivo pela plataforma Zoom e com transmissão simultânea pelo Facebook do projeto Rolé Carioca. No bairro, grandes empreendimentos convivem com construções recentes, como o Parque Aquático Maria Lenk e a Vila Pan-Americana, parte do legado das Olimpíadas 2016, residências características de subúrbio e estruturas que revelam o passado e a evolução da cidade como o centenário Retiro dos Artistas (também conhecido como Casa dos Artistas) e a Colônia Juliano Moreira, que ainda preserva em seu território traços do século XVII. O Rolé Carioca conta com o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, da Secretaria Municipal de Cultura, da Estácio e da Operadora Nacional do Sistema Elétrico (ONS), copatrocínio da First RH Group e Shift Gestão de Serviços, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS, e apoio da Lecca.
“Desde o começo do projeto, há nove anos, a equipe Rolé Carioca desejava realizar esse passeio, porém o tamanho do bairro nos impedia de fazer uma visita caminhando. O Rolé na Rede nos possibilita caminhar virtualmente pela localidade e conhecer os pontos mais icônicos que contribuem para o entendimento da história da cidade”, conta Isabel Seixas, idealizadora e coordenadora do projeto.
Localizado na Zona Oeste, Jacarepaguá teve origem no século XVI e sua trajetória foi marcada pela intensa produção de açúcar e, em seguida, de café. O nome – Yacaré-upá-quá em Tupi – significa “vale dos jacarés” ou “lagoa rasa dos jacarés”. O passeio, guiado pelos historiadores Roberta Baltar e William Martins, vai levar os rolezeiros por pontos que contam a história do bairro, com seus elementos arquitetônicos do período colonial até os dias atuais. A partida será a Lagoa de Jacarepaguá, seguindo até a Estrada Grajaú-Jacarepaguá, uma das conexões com outras regiões da cidade. O roteiro integra a programação do nono ano do projeto Rolé Carioca, que já levou mais de 24 mil pessoas pelas ruas do Rio quando era realizado presencialmente e que, desde a pandemia da Covid-19, passou a ser virtual. Roberta Baltar e William Martins esperam você para conversarem sobre a paisagem urbana do Rio e seu rico passado arquitetônico, histórico e cultural.
Serviço:
Evento – Projeto Rolé Carioca – Edição “Eu vou pra Jacarepaguá”
Data – 29 de agosto 2021 (domingo)
Horário – a partir das 10h
Gratuito – Não é necessário fazer inscrição
Participação – O link do Zoom será liberado às 09h50 nos perfis do projeto (Facebook e Instagram)
Duração – aproximadamente 1 hora
Site – www.rolecarioca.com.br
Facebook – /RoleCarioca
Instagram – @rolecarioca
YouTube – /RoleCarioca
Créditos da imagem: Rolé Carioca (Facebook)